Fáusia da Cartóvia Manhique é enfermeira de Saúde Materno-Infantil (ESMI), que concluiu o curso em 2018 no Centro de Formação em Saúde de Inhambane. Em 2019, ingressou no Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM), trabalhando na maternidade e afecto ao estudo PRECISE no Hospital Distrital da Manhiça (HDM), onde as suas atividades incluem: reforço do consentimento informado quando as grávidas recrutadas chegam para o parto, assistência às gestantes durante o trabalho de parto, pós-parto até a alta.

Fáusia é uma jovem enfermeira solteira com uma mãe matrona que a inspirou para fazer o curso na área de saúde materna. Para concretizar este sonho migrou do Distrito de Honwine para a cidade de Inhambane para concluir o curso de Enfermagem e posteriormente ingressou no CISM porque pensava que além de implementar o que aprendeu, era uma oportunidade de aprender algo mais que não se aprendia na escola.

“Terminei a formação de enfermagem de Saúde materna infantil em junho de 2018 na cidade de Inhambane e comecei a fazer prática voluntária no Centro de Saúde de Honwine, a minha cidade natal e depois vim para o Distrito da Manhiça no Centro de Investigação em Saúde da Manhiça com a expectativa de concretizar o que aprendi e melhorar as minhas habilidades profissionais

Perguntamos a Fáusia se ela estava profissionalmente realizada e se sentia que no PRECISE estava realizando as atividades como sempre ambicionou:

“Sim, sinto-me realizada profissionalmente porque além do seguimento normal da gestante, parturiente e da puérpera, aprendi a importância da necessidade de investigação nestas mulheres em condições especiais para diminuir as morbidades no futuro, como distúrbios placentários que é o que esperamos com a finalização do estudo PRECISE, o quão é  importante administrar muito bem o consentimento informado e relembrar muito bem o consentimento, incluindo os procedimentos da pesquisa na altura do parto da gestante para o sucesso no seguimento da mulher no estudo “.