Maria Madalena é uma enfermeira experiente que trabalha no Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM) desde 2005. Apesar de ter tido várias actividades ao longo da sua carreira, actualmente encontra-se afecta ao sector do da consulta pré-natal e pós-parto.
Madalena tem um papel importante no estudo PRECISE onde as suas actividades são de recrutamento de mulheres em idade reprodutiva e fazer as visitas do 420 dia pós-parto das mulheres recrutadas para o estudo no Centro de Saúde de Manhiça.
Madalena disse-nos com orgulho que no exercício das suas actividades nos últimos 15 anos tem estado envolvida em diversos estudos e a sua rotina de preparação para a jornada de trabalho tem sido sempre a mesma. No entanto, devido à pandemia do COVID-19, ela teve que fazer algumas mudanças para evitar que ela e sua família se infectassem.
Madalena destacou que sua principal preocupação é assegurar a saúde da sua família.
“Todos os dias quando chego a casa, certifico-me de não ter qualquer contacto com nenhum familiar antes dos procedimentos de segurança. Quando chego a casa, costumo ir directo a casa de banho de fora da casa onde desinfecto meus itens pessoais, como telefone, tomo banho e troco de roupa”
Madalena referiu ainda ter uma preocupação com a sua própria saúdem por ser a enfermeira mais velha a trabalhar no PRECISE na Manhiça e a sua idade estar próxima do grupo de risco para infecção pelo COVID-19.
“Ao contrário dos outros colegas do Hospital que são mais jovens do que eu, tenho que ser mais cuidadosa e obedecer a todas as regras e procedimentos para prevenir a infecção porque não sou mais jovem e sabemos que pessoas mais velhas têm mais risco de adquirir esta infecção”